O que faz o BBB ser um fenômeno midiático?
- contatorhariette
- 27 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
O Big Brother Brasil 22 estreou com grande audiência e, por mais um ano, os olhos dos brasileiros voltaram para a TV. Com um novo formato desde 2020, camarotes e pipocas se juntam em busca do prêmio de 1 milhão e meio e, principalmente, em busca do reconhecimento do público.
O fenômeno é tão grandioso que as marcas utilizam jargões, situações e memes do programa para divulgar seus produtos e serviços — o famoso marketing de oportunidade — e até mesmo as pessoas que não assistem, sabem quando está passando e o que está acontecendo. Mas afinal, por que o BBB é um fenômeno nacional?

foto: reprodução
Estudiosos das áreas de comunicação, marketing e psicologia já perceberam que a identificação é o fator que mais gera conexão entre o público e o programa. Ver pessoas reais, especialmente os famosos, passando por situações próximas do dia a dia e lidando com problemas faz com que os espectadores se sintam “íntimas” de uma realidade distante.
Além disso, o programa — que era visto como “fútil” nos anos anteriores — tem debatido temas como machismo, racismo e lgbtfobia fazendo com que os assuntos tratados se tornem relevantes socialmente, aumentando a audiência e a busca pelo conhecimento. E é exatamente aí que as marcas e seus produtos entram em cena.

foto: reprodução
As empresas patrocinadoras investem BASTANTE para obter um espaço na programação. Estima-se que neste ano, o faturamento do reality alcance o faturamento anual do SBT, gerando um lucro que cresce a cada ano.
O buzz que gira em torno do BBB é forte e você pode utilizá-lo para chamar a atenção do público para os seus serviços. Quer saber como? Se liga aqui:
Procurar conteúdos que se encaixem na realidade da sua empresa;
Promoções especiais durante o dia da prova do líder;
Combos diferentes para os integrantes do paredão daquela semana;
Fazer análises de acordo com o seu público (exemplo: análise de como as empresas lucram com o reality);
Utilização de memes para representar o dia a dia.
Assim, mesmo sem patrocinar o programa, você consegue dialogar com o público, se manter atualizado e divulgar sua marca. Agora me diz, o BBB é ou não é um fenômeno?
Comments